DIFERENÇA ENTRE QUIMBANDA, CANDOMBLÉ E UMBANDA
Qual a diferença de Umbanda, Candomblé, Quimbanda & Vodu?
Os orixás são ancestrais divinizados do candomblé – religião trazida da África no século XVI. Entre mais de 200, apenas 12 deles são cultuados no Brasil.
O culto é celebrado pelo pai-de-santo, chefe do terreiro onde a cerimônia acontece, e tem início o despacho de Exú… Começa então, o toque dos tambores que marcam o rítmo de uma dança de roda para que os filhos-de-santo incorporem seus orixás. Passam a receber dos participantes pedidos de ajuda e de proteção. A duração mínima do ritual é de 2 horas.
Umbanda é a religião dos negros iorubás na Bahia que consiste sobretudo em grandes festas aos orixás…A palavra Umbanda é um vocábulo sagrado da língua Abanheenga, que era falada pelos integrantes do tronco Tupy. Diferentemente do que alguns acreditam, este termo não foi trazido da África pelos escravos.
Na verdade, encontram-se registros de sua utilização apenas depois de 1934, entre os cultos de origem afro-ameríndia. Antes disto, somente alguns radicais eram reconhecidos na Ásia e África, porém sem a conotação de um Sistema de Conhecimento baseado na apreensão sintética da Filosofia, da Ciência, da Arte e da Religião.
O termo Umbanda, considerado a “Palavra Perdida” de Agartha, foi revelado por Espíritos integrantes da Confraria dos Espíritos Ancestrais.
Estes espíritos são Seres que há muito não encarnam por terem atingido um alto grau de evolução, mas dignam-se em baixar nos templos de Umbanda para trazer a Luz do Conhecimento, em nome de Oxalá – O Cristo Jesus.
Utilizam-se da mediunidade de encarnados previamente comprometidos em servir de veículos para sua manifestação.
Originário da República de Benin, o Vodu é muito difundido no Caribe (Haiti) e no sul dos Estados Unidos. Misturando tradições religiosas africanas com elementos do cristianismo, é praticado por 65% da população beninense.
A religião, semelhante ao Candomblé, admite um único deus superior, criador de uma série de divindades menores, que se confundem com os santos católicos. Os rituais são realizados em estado de transe e inclui sacrifício de animais.
O Candomblé é a união das Nações de Santo que vieram com os escravos para o Brasil. Lá, eles cultuam uma ou duas Divindades em cada aldeia. No Brasil, uniram o culto a todas as Divindades.
A Umbanda nasceu em Neves, Rio de Janeiro, no final dos anos 30. Cultua-se grandes guerreiros e chefes índios (Caboclos), pela sua sabedoria; negros escravos já idosos (Pretos Velhos); Os grandes arrependidos da noite, que hoje são confundidos com Exú e as crianças, representadas por Cosme e Damião, Santos médicos, padroeiros das crianças. Isso sem mencionar o culto às Divindades da Natureza, chamadas Orixás.
O Vudu é a crença em feitiços..Magia negra.
Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como a Católica, Espírita e das Religiões afro-brasileiras.
Candomblé, culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colombia, Panamá e México. Na Europa: Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.
A religião que tem por base a animal (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e 1888.
O vodu ou vudu teve origem na África, foi trazido pelos escravos e para sobreviver, incorporou elementos da cultura dos dominadores, como o batismo católico. A religião tornou-se oficial no Haiti.
É uma religião que cultua os antepassados e entidades conhecidas como loas. O vodu é parecido com o candomblé.
Os rituais do vodu são marcados pela música, a dança e muita comida. Quem conduz o ritual, é um líder homem (hougan) ou uma líder mulher (mambo).
Na cerimônia, os participantes entram em transe e incorporam os loas (existem os bons e maus) e, além disso, eles comem animais sacrificados.
A religião já foi marginalizada pelos EUA, pois a mesma, é voltada à magia negra, fizeram isso como forma de reprimir a religiosidade dos negros.
Desde 2003, vodu é reconhecido formalmente pelo governo como uma religião legítima no país.
O candomblé é uma religião de matriz afro, muito antiga, da época dos fenicios, trazida pelos negros para o Brasil, por ocasião da escravidão. O candomblé tem seus próprios ritos, fundamentos, rezas, cantigas, linguajar e costumes. A energia dessa religião, está voltada exclusivamente para os Orixás que representam as forças da natureza. Lida-se muito com ervas, favas,e coisas ligadas a natureza. Trata-se de uma religião com base na estrutura familiar, onde o sacerdote representa a figura do pai ou da mãe, dirigente da casa e os filhos de santo, o restante da família. Mantem uma hierarquia rígida, com costumes tadicionais que são mantidos quase que intactos até os dias de hoje.
O candomblé no Brasil é diferente do praticado na àfrica, já que lá cada cidade cultuava apenas o seu Orixá, espécie de santo protetor, enquanto que aqui no Brasil, por causa da escravisão e por terem vindo pessoas de várias cidades, cultua-se basicamente 16 orixás ( existiam outros – mas a tradição oral e a morte da maioria dos líderes, fez com que folhas fossem perdidas).
O vudu – é um ritual que se faz em magia negra que é o avesso da quibanda ou catimbó. ( não tem nada a ver com a umbanda)
Quanto a umbanda é uma micigenação de matriz afro, indígena, kardecismo e catolicismo com seus próprios fundamentos, onde a incorporação é muito maior e acontece através de enviados dos Orixás e de pessoas que fizeram passagem.
São entidades que falam e deixam suas mensagens de orientação e amor.
Na umbanda trabalha-se com caboclos, boiadeiros, mineiros, pretos velhos, ciganos, exu , pomba giras etc…
AGUARDEM OS PROXIMOS CAPÍTULOS. ....
Comentários
Postar um comentário